top of page

BLOG

O Tempo e a Maturidade

  • 1 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

A relação nem sempre é quantitativa


A exatos 4 anos atrás, esse que vos escreve publicou o primeiro texto neste blog, sobre momento de carreira que dava início a este meu novo ciclo profissional a época.


Após este curto, mas MUITO intenso caminho, retomei o gosto pela escrita com uma REFLEXÃO sobre tempo as vivências, as experiências e a maturidade.


Se alguém me dissesse no início desta jornada que a maturidade vem com o tempo, eu discordaria de pronto. Hoje vejo um pouco do porquê as pessoas dizem isso, e na minha humilde opinião, na realidade não se trata de uma verdade absoluta.


O tempo traz, se não muito, as vivências e experiencias: como você absorve, aproveita e evolui com elas é o que gera a Maturidade.


Aliás, o que é a Maturidade?

Uma das definições de acordo com o Dicionário Aurélio é “Estado do que atingiu o seu desenvolvimento completo: maturidade comportamental, mental, etc”.


Com isso sempre me questiono:


Qual é o limite da completude de uma maturidade comportamental, mental ou de qualquer tipo? Há um limite de fato?

Por certo que cada um terá seu juízo de valor para estas questões, mas se você nobre leitor me permite ter a audácia de compartilhar algumas coisas que aprendi nesse início de caminhada, são elas:


1) Viva as suas experiências buscando aprender sempre a controlar o impulso da emoção, do contrário acredite, você está somente sobrevivendo com seu instinto mais primitivo ao invés de exercer a única coisa que nos diferencia dos demais animais nesta Terra: a consciência de seus atos;


2) Trace seus objetivos futuros de evolução e maturação com sinceridade própria, não só a financeira, mas a psíquica, a mental, a espiritual e a moral. Dê um basta na auto hipocrisia!


3) Avalie se sua evolução e sua maturação está te levando onde deseja, do contrário reveja e realinhe seus objetivos, se não, você não vai conseguir absorver e evoluir a essência de suas vivências;


4) Seja G-R-A-T-O pelo que já tem e pelo que já conquistou, ficar pensando naquilo que poderia ter sido se você tivesse escolhido diferente não te leva a lugar NENHUM a não ser ficar estagnado em seus próprios pensamentos;


5) Errar uma vez é humano, duas, três... também é! Não se puna pelos seus erros, procure entender o que levou a eles e se corrija na medida do possível e da realidade atual: ficar se lamentando só te leva a errar de novo DO MESMO JEITO;


6) Viver VÁRIAS experiencias em busca de maturidade não necessariamente é o caminho mais curto, ao contrário, melhor viver e APRENDER com uma experiencia de QUALIDADE do que ter vivido 10 e não ter evoluído nada;


7) Estude, leia, cuide da mente e também do corpo: você só consegue ser seu melhor eu, sua melhor versão, aquela que vai tirar o melhor proveito das suas experiencias para evoluir com elas e adquirir a maturidade almejada quando não negligencia o cuidado consigo mesmo: Mens Sana in Corpore Sano!



João Abrão Jorge Filho

VP de Pessoas e FinançasCFO

em 01/11/2022 – terça-feira


Comments


Copyright © 2012     

JAS CONSULTING - BRASIL

  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page