O planador & o teco-teco
- JAS Consulting
- 1 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2018
Uma reflexão do nosso momento

O planador é uma aeronave sem motor, projetada para ficar planando no ar se aproveitando das correntes de ar ascendentes (ar quente) que para alcançar seu objetivo (planar) necessita ser lançado aos céus, seja rebocado por um avião com motor a combustão, seja por um guincho (método menos comum).
Já o “teco-teco” é uma aeronave monomotor de baixo custo que surgiu com o começo da aviação, sobe sozinho e não depende das correntes ascendentes para se manter voando: somente depende do seu próprio combustível.
O 14-bis, primeiro avião da história tinha um motor de 50 cavalos quando estabeleceu o recorde de 220 metros sobrevoados.
Estas duas figuras ilustram não só o nosso momento, mas o de vários profissionais que optaram por esta transição ou como gostamos de dizer, deste hábito.
O profissional “planador” é aquele que está no ar, lançado pelos seus próprios esforços iniciais de carreira, e que atualmente, busca em seu ambiente as correntes ascendentes, visando a manutenção de seu voo e, se possível, o ganho de altitude.
Já o profissional “teco-teco” é aquele que pousa e decola ao gosto do piloto, nas mais diversas localidades e tipos de pistas, dependendo somente do seu combustível para operar.
As correntes ascendentes são as oportunidades geradas (em certo grau) pelo esforço profissional e pelas mutações “meteorológicas” dos céus em que se plana, ou seja, mesmo que haja muito esforço profissional, este sempre estará sujeito as intempéries corporativas.
O combustível que impulsiona o profissional “teco-teco” é a equação entre: vontade, necessidade e oportunidade, na qual este profissional deve deixar o medo da dependência de ser rebocado e voar enquanto as correntes ascendentes o levarem pra cima (ou o manterem estável).
Nós escolhemos unir nossos sonhos e nos transformar no “teco-teco”. Para rebocar mais planadores ao alto, para poder decolar e pousar nos mais diversos locais levando e buscando aprendizado e evolução.
João Abrão Jorge Filho
Diretor Executivo – CEO




Comentários