Os Anos do Condor: uma década de terrorismo internacional no cone sul
- 6 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Autor: John Dinges Editora: Companhia das Letras Nº de páginas: 425 (370 da história + 55 de notas, bibliografias e índice remissivo)

Resumo: Conta sobre a operação montada pela DINA (polícia da ditatura chilena) junto a outras ditaduras do cone sul (Chile, Argentina, Uruguai) para eliminar indivíduos considerados subversivos (inimigos comunistas).
Análise: o livro escrito em 2005 embasa com uma pesquisa extenuante e detalhada por entrevistas, documentos (secretos as vezes) o "Sistema Condor" e seu funcionamento.
Opinião: em 1975 o Cel. Contreras (braço direito de Pinochet) disse de acordo com a CIA que iriam até a Austrália para pegar seus inimigos, não foram tão longe, explodiram o diplomata chileno Orlando Letelier no seu carro nos EUA em 1976. Em questão de opinião, verifica-se as sociedades dos países do cone sul aprenderam as lições aprendidas pelas cicatrizes do autoritarismo de suas ditaduras e são culturalmente (não confundir com gastronomia ou folclore) e socialmente (não confundir com a filosofia socialista) um pouco mais evoluídas que a nossa brasileira, que em que pese também termos passado por regimes autoritários, algumas lições ainda não aprendemos.





Comentários