A Morte de Ivan Ilitch
- João Abrão Jorge Filho
- 22 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Autor: Liev Tostoi Editora: Principis Nº de páginas: 80
PRIMEIRO DE 2024!!!!!!

Resumo: Ivan, um funcionário do sistema judiciário russo em ascensão, se casa com uma mulher um tanto inflexível, principalmente após a chegada dos filhos. Por isso, ele mergulha no trabalho, e um dia no trabalho, sofre uma queda e se machuca. Dali, parte uma enfermidade infernal que nenhum médico da época consegue diagnosticar. Isso o faz ficar cada vez mais restrito até que dores excruciantes o fazem questionar o real sentido da vida (e da morte).
Análise: a época da publicação desta novela (sim, a morte de Ivan Ilitch foi originalmente uma novela publicada em 1886), Tolstoí havia confessado sua fé cristã a poucos anos e passou a trabalhar com temas de linha mais ligadas a estes valores.
Opinião: a reflexão traga por este curto, mas em minha opinião pesado livro, é um exercício diário que deveríamos fazer em nosso dia-a-dia: será que estamos vivendo nossas vidas como realmente deveríamos, ou vivemos de acordo com o que o senso "comum" nos impele a viver?
Claro, um episódio tão extremo quanto purgar de dor até seus últimos dias de vida como o do personagem não é algo corriqueiro a todos no fim da vida.
Mas precisaríamos passar por algo assim pra refletir sobre a real importância de nossas vidas?
Ou melhor, só passando por isso para nos trazer a reflexão?
Quer dizer então que se não passarmos por um episódio destes, nunca iremos pensar nisto?
Que vivamos a vida, mais pra nós mesmos do que pra opinião alheia!
Kommentare