top of page

BLOG

1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.Pedro ...

  • 6 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Autor: Laurentino Gomes Editora: Globo Livros Nº de páginas: 376



Resumo: mostra a jornada de D. Pedro I, desde sua infância, até receber o título de Príncipe Real com a morte de D. Maria I e a aclamação real de D. João VI e D. Pedro II de seu nascimento até seu exílio em função da expulsão pela nova república em 1899.

Análise: D. Pedro I assumiu um governo sem muitos recursos financeiros, desgaste com a coroa portuguesa e diversas revoluções separatistas ocorrendo por todo o território. Já D. Pedro II quando assumiu o trono teve de lidar com guerras e revoltas, classes política divergentes e uma sociedade em mudança.

Opinião: Após receber um decreto real exigindo sua volta ao reino de Portugal e um abaixo assinado de 8 mil assinaturas do povo, pronunciou o famoso dia do fico (09/01/1822) e se recusou retornar a Portugal.

Esta recusa fez com que a coroa o rebaixasse de Príncipe Regente a mero delegado da coroa das cortes de Lisboa, descontente, ali mesmo onde recebeu a correspondência com a informação - no riacho do Ipiranga em 07/09/1822 - promoveu o grito de independência ou morte.


Em 12/10/1822 - data em que completava 25 anos - foi aclamado imperador do Brasil e realizou muitas proezas até sua abdicação em prol de seu filho Pedro de Alcântara (futuro imperador D. Pedro II) em 07/04/1831, dentre as quais destacamos:


1) Criou a primeira Constituição Brasileira;

2) Reprimiu com sucesso quase todas as tentativas de separação das diversas províncias do império (a exceção foi a província de Cisplatina - hoje o Uruguai);

3) Continuou com o política do enobrecimento da elite para financiar o agora País - só para quantificar, a Monarquia Portuguesa em 1803 (foi fundada no ano de 1143 - 660 anos antes) tinha 6.378 nobres. O Brasil entre 1822 a 1889 (67 anos) somou 1.278 nobres.


Já D. Pedro II, que virou imperador aos 15 anos (golpe da maioridade) em 18/07/1841 também teve seus feitos como:


1) Criação de linhas férreas para escoamento da produção e desenvolvimento da economia;

2) Construiu as primeiras linhas telegráficas para desenvolvimento das comunicações;

3) Venceu diversas guerras como a do Prata e a do Paraguai e revoluções como a dos Liberais (MG e SP), Farrapos (RS), Praieira (PE).

Comments


Copyright © 2012     

JAS CONSULTING - BRASIL

  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page