top of page

BLOG

1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e ...

  • 5 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Autor: Laurentino Gomes Editora: Globo Livros Nº de páginas: 384


Resumo: através da investigação jornalística demonstra os fatos que culminaram na vinda da família real portuguesa ao Brasil no começo do século XIX fugida da ameaça napoleônica.

Análise: o livro é rico em detalhes do desenrolar da estada e reinado de D. João XV, que curiosamente governava Portugal e seus territórios a partir da colônia que era o Brasil na época.

Opinião: este o livro é de leitura O-B-R-I-G-A-T-Ó-R-I-A para aqueles que desejam começar a entender nossas mazelas sociais. A vinda da realeza portuguesa se deu numa situação em que não houve uma decisão se seriam vassalos de Napoleão ou se lutariam contra o domínio. Pelo contrario escolheram mover de 10.000 a 15.000 pessoas (numero estimado da realeza que veio ao Brasil), fugiram, deixando Portugal a sob o governo do marechal irlandês Beresford até a volta da realeza em 1820 em função da revolução do Porto.


Ao chegar no Brasil, encontraram uma elite rica mas sem prestígio (a qual coroa tratou logo cedo de começar um movimento de enobrecimento), a malandragem brasileira em ludibriar comercialmente vendendo pedras comuns como diamantes, latão com pó de ouro como ouro puro e madeiras avermelhadas como o precioso pau-brasil e problemas como insalubridade urbana e fechamento econômico (ao qual D. João VI promoveu abertura dos portos brasileiros para as "nações amigas").

Comments


Copyright © 2012     

JAS CONSULTING - BRASIL

  • Facebook - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page